voce-sabe-como-fazer-o-monitoramento-de-rede-da-sua-empresa (1)

O que é o monitoramento de rede? 

Você sabe o que está acontecendo no seu negócio agora? Ter o controle sobre o desempenho da sua rede é fundamental para a reputação da sua empresa e a satisfação do seu público. Realizar investimentos em monitoramento de rede pode elevar a qualidade do seu serviço. 

As empresas estão adquirindo mais tecnologias e serviços de TI, mas para que esses investimentos sejam apenas uma solução e não um problema para o negócio, é necessário acompanhar o desempenho dos dispositivos que compõem a rede. 

Realizar o acompanhamento adequado da rede influencia no desempenho da equipe de TI e contribui com a segurança dos dados e sistemas da empresa 

Continue a leitura e compreenda o que é o monitoramento de rede e a sua importância para o ambiente corporativo. 

O que é o monitoramento de rede? 

O monitoramento de rede é o acompanhamento em tempo integral do funcionamento da rede da empresa e de todos os ativos de TI conectados a ela.  

Tal solução permite identificar incidentes e a disponibilidade da rede, proporcionando benefícios de performance e econômicos. 

Para realizar o acompanhamento são utilizados softwares de monitoramento que facilitam a visualização dos incidentes, dos ativos de rede e a disponibilidade. 

Ademais, para resolução dos problemas identificados, são definidos protocolos que permitam a solução dos incidentes de forma rápida e eficiente de acordo com as prioridades da empresa. 

_____________________________________________ 

  Para entender o que é o monitoramento de rede é preciso compreender o que é a rede dentro da TI.  

A rede nada mais é do que o conjunto de dispositivos conectados por um canal definido, permitindo a comunicação entre eles. 

_____________________________________________ 

Vantagens e importância do monitoramento de rede 

Redução de custos 

Ao monitorar o desempenho e a disponibilidade da rede, você pode constatar se a provedora do link está entregando o que foi acordado em contrato. 

Além disso, acompanhar a disponibilidade em tempo real permite evitar incidentes e a paralisação dos serviços, evitando prejuízos financeiros.  

Outra redução de custo é a identificação do momento ideal de realizar a troca de provedor, de equipamentos e de outros recursos. 

Melhor desempenho de sistemas e operações 

Com a estabilidade e eficiência da rede, os sistemas e operações alcançam maior desempenho. 

A partir disso, também há o aumento na produtividade dos colaboradores e a redução no número de reclamações por parte dos funcionários e dos clientes. 

Essa melhora no desempenho também permite que a equipe de TI desenvolva outros projetos de melhoria para a empresa. 

Resolução de problemas rapidamente 

O monitoramento adequado permite identificar os problemas e incidentes em tempo real e com o auxílio de protocolos é possível efetuar a rápida resolução do problema.  

Dessa forma, a empresa não precisa esperar que alguém reclame do problema para solucioná-lo.  

Agindo de forma preventiva, é possível evitar os incidentes antes mesmo que causem algum prejuízo ou afetem os serviços da organização. 

Sistemas de monitoramento de rede 

O monitoramento de rede deve ser realizado por uma equipe especializada com o auxílio de sistemas desenvolvidos para atender todas as demandas do acompanhamento da rede. 

É essencial que o sistema forneça funcionalidades que se adequem às necessidades de cada empresa. Mapas, alertas de incidentes e fornecimento de relatórios são alguns dos recursos fundamentais neste serviço. 

A SdBUSINESS pode te ajudar 

Com o objetivo de otimizar o monitoramento de rede, surgiu a plataforma SdBusiness.  

O nosso software é o mais completo do mercado e além de realizar o acompanhamento, fornece relatórios e mapas para facilitar a visualização do desempenho da sua rede e da sua infraestrutura de TI. 

Toda a nossa plataforma é personalizável para garantir que as nossas funcionalidades atendam todas as suas necessidades.  

O SdBusiness atua de forma preventiva emitindo alertas de incidentes. Assim, você tem acesso em tempo real a tudo que acontece na sua rede e com os ativos conectados. 

Centralizamos informação, serviço e desempenho em uma única ferramenta. E, caso a sua empresa não tenha uma equipe especializada em monitoramento, também fornecemos o serviço de NOC. (Saiba mais) 

Saiba mais sobre o nosso sistema.  

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *